Sistema de bancos de dados
Modelagem de um Banco de Dados
1 Introdução
O Objetivo deste trabalho é criar um modelo de banco de dados para a biblioteca do uma faculdade, afim de sugerir mudanças e implementações para que o atual sistema seja atualizado e melhorado. Este relatório consiste nas informações e na explicação da implementação sugerida pela dupla, passando a partir de agora a especificar a estrutura do banco de dados e suas funções. Em seguida inserimos o Diagrama de Entidade-Relacionamento e o seu respectivo esquema, correspondentes á implementação proposta.
2 Entidades e Relacionamentos
Nosso banco de dados consiste de 3 entidades e 2 relacionamentos, dentre as quais, duas dessas entidades possuem herança. As relações são: realizar empréstimos; livro emprestado; reserva de livros; e periódicos contém artigos. As entidades são Usuário, com as subclasses: Graduação, Pós-
Graduação, Docentes e Administração; Item, com as subclasses: Livro, Tese e Periódicos; e por fim Empréstimos. A seguir descrevemos detalhadamente cada entidade, seus atributos e funções, e as relações serão descritas mais tarde, dentro da entidade empréstimos, na sessão dos artigos e na sessão específica para reservas.
3 Usuários
É a entidade correspondente as usuários da biblioteca, sendo divididos em 4 tipos. A superclasse Usuário possui os seguintes atributos:
Número de Registro: Cada usuário possui um Número de Registro que o identifica no sistema, sendo a chave primária desta entidade e suas subclasses;
Dados Pessoais: Nome, Sobrenome, Data de Nascimento, e-mail, Endereço
Completo, Telefones;
Instituo e Departamento: Tratados separadamente. Usados para identificar a procedência daquele usuário;
Validade: Validade do cadastro do usuário na biblioteca. No caso dos docentes esse campo será nulo, representando que não possuem validade.
Suspensão: Campo que identifica se o usuário está suspenso ou não. Se estiver suspenso o campo guardará a data final