Sistema Articular ou Junturas
Artrologia é o estudo das articulações ou junturas sendo uniões funcionais entre os diferentes ossos do esqueleto. Essas uniões não são feitas da mesma forma para todos os ossos, variando,portanto com maior ou menor possibilidade de movimento e tipo de tecido interposto aos ossos.
Em algumas articulações,os ossos são mantidos por fixações imóveis,como as suturas ou as articulações entre praticamente todos os ossos do crânio. Nas articulações sinoviais,as células que revestem o interior da cápsula fibrosa formam uma membrana incompleta a membrana sinovial que secreta um liquido lubrificante. Existem ainda resistentes feixes fibrosos,chamados ligamentos,que reforçam a união entre os ossos na juntura.
Classificação:
As articulações ou junturas são separadas nos três seguintes grupos, tendo como base em sua classificação, sua estrutura e mobilidade:
A) Fibrosas (sinartroses) ou imóveis;
B) Cartilaginosas (anfiartroses) ou com movimentos limitados;
C) Sinoviais (diartroses) ou junturas de movimentos amplos.
O critério utilizado para tal classificação é o material que se interpõe às estruturas ósseas articuladas.
Articulação fibrosa
É composta por tecido conjuntivo fibroso. A grande maioria é encontrada no crânio. Obviamente a mobilidade dessa juntura é extremamente reduzida,embora o tecido fibroso conceda certa elasticidade ao crânio (antes da maturação óssea).
Existem três variedades de articulações fibrosas:
Sindesmose
Sutura e Gonfose
Sindesmoses: Nestas articulações, o tecido interposto é fibroso,mas não ocorre entre os ossos do crânio.
Na anatomia, o único exemplo descrito de sindesmose é a tíbio-fibular (extremidades distais da tíbia e da fíbula).
Suturas: São encontradas nos ossos do crânio. A maneira em que as bordas dos ossos se encontram nos permitem ainda classifica-las em suturas planas (retilíneas),suturas escamosas (bisel), suturas serreadas (linha dentada) ou sutura esquindilese (encaixe).
Gonfose: É a