Sistema ABO
No sistema ABO existem quatro tipos de sangues: A, B, AB e O. Esses tipos são caracterizados pela presença ou não de certas substâncias na membrana das hemácias, os aglutinogênios, e pela presença ou ausência de outras substâncias, as aglutininas, no plasma sanguíneo.
Sangue tipo A: possui aglutinogênio A e aglutinina anti-B.
Sangue tipo B: possui aglutinogênio B e aglutinina anti-A.
Sangue tipo AB: possui aglutinogênio A e B e nenhuma aglutinina.
Sangue tipo O: não possui aglutinogênio, mas possuem as duas aglutininas, anti-A e anti-B.
Compatibilidade entre os diversos tipos de sangue:
Tipo Sanguíneo
Pode receber de
Pode doar para
A
A e O
A e AB
B
B e O
B e AB
AB
A, B, AB e O
AB
O
O
A, B, AB e O
Tipos possíveis de transfusão As aglutinações que caracterizam as incompatibilidades sanguíneas do sistema acontecem quando uma pessoa que possui uma determinada aglutinina, recebe um tipo de sangue com o aglutinogênio correspondente.
Indivíduos do grupo A não podem doar sangue para indivíduos do grupo B, porque as hemácias A, ao entrarem na corrente sanguínea do receptor B, são imediatamente aglutinadas pelo anti-A nele presente. A recíproca é verdadeira: indivíduos do grupo B não podem doar sangue para indivíduos do grupo A. Tampouco indivíduos A, B ou AB podem doar sangue para indivíduos O, uma vez que estes têm aglutininas anti-A e anti-B, que aglutinam as hemácias portadoras de aglutinogênios A e B ou de ambos.
Assim, o aspecto realmente importante da transfusão é o tipo de aglutinogênio da hemácia do doador e o tipo de aglutinina do plasma do receptor. Indivíduos do tipo O podem doar sangue para qualquer pessoa, porque não possuem aglutinogênios A e B em suas hemácias. Indivíduos, AB, por outro lado, podem receber qualquer tipo de sangue, porque não possuem aglutininas no plasma. Por isso, indivíduos do grupo O são chamadas de doadores universais, enquanto os do tipo AB são receptores universais.