Sinética
Objetivo - A sinética é uma espécie de brainstorming, com a diferença de que ao contrário da quantidade de ideias procura-se a qualidade, através da participação de especialistas no grupo de discussão.
Exemplos
Na Sinética há um aumento da qualidade nas ideias geradas.
O grupo participante da cinética deve ser antes de tudo, técnicos, profundos conhecedores de cada aspeto do problema a ser resolvido.
1.º - Identificação do tema central por parte do líder da sessão.
2.º - Os participantes, sentados numa sala, falam individualmente as suas ideias durante cerca de cinco minutos.
3.º - O grupo discute em conjunto cada uma das ideias e avalia-as, reunindo as melhores e eliminando as que são absurdas ou impraticáveis.
Direcionamento das ideias - Convergente e/ou divergente
Aplicabilidade
Fase de Definição de Requisitos - Definição de Requisitos: A técnica de Brainstorming é geralmente realizada com os stakeholders (interessados) do projeto, contudo, mesmo os envolvidos no projeto podem deixar passar informações e ideias relevantes. O brainstorming apenas com especialistas nas áreas relacionados ao sistema podem tornar as ideias geradas na sessão mais passíveis de execução e cobrem informações que outras pessoas ignorariam.
Em paralelo, ao grupo de stakeholders, é recomendável também a utilização de especialistas na discussão e definição de requisitos do sistema.
Participantes - Pode ser apenas utilizado em grupo e não precisa de apetrechos físicos.
Informações sobre a Técnica - Neste caso a criatividade fica reduzida em relação ao brainstorming tendo em vista que os participantes estão parametrizados justamente pelas experiências de que dispõem. Ganha-se em qualidade e objetividade mas perde-se em criatividade.
Critérios de Operação: exploração, combinação, validação.
Critérios de Abordagem: Livre