SINUSITE AGUDA
FIGUEIREDO R. R.*
DEFINIÇÃO E FISIOPATOLOGIA
Rinossinusite é definida como uma resposta inflamatória da mucosa que reveste as fossas nasais e cavidades paranasais. Devido à continuidade do revestimento mucoso das fossas nasais e seios paranasais, através dos óstios de drenagem dos seios, os processos inflamatórios das fossas nasais freqüentemente são acompanhados por respostas semelhantes na mucosa de revestimento das cavidades paranasais.
De fato, com a moderna compreensão da fisiologia das fossas nasais e cavidades paranasais, pode-se afirmar que a imensa maioria das sinusopatias tem sua origem em processos inflamatórios nas fossas nasais, particularmente na região do meato médio, ponto mais complexo da anatomia das fossas nasais, verdadeira
“encruzilhada” de óstios, canais, lamelas e projeções da parede lateral (Figura 1).
Talvez a única exceção seja a sinusite odontogênica, secundária a processos dentários apicais em arcadas superiores, com drenagem para o interior do seio maxilar e daí para as fossas nasais.
Podemos dividir os fatores predisponentes às sinusopatias da seguinte maneira: *
Professor Assistente de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina de Valença, Mestre em
Otorrinolaringologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituição: Centro de Ensino
Superior de Valença – Faculdade de Medicina de Valença.
Saber Digital: Revista Eletrônica do CESVA, Valença, v. 1, n. 1, p. 201-210, mar./ago. 2008
201
FATORES AMBIENTAIS
Vírus: muitas sinusopatias são virais, eventualmente progredindo para bacterianas. Os vírus influenza e parainfluenza estão freqüentemente envolvidos.
Poluição: vários estudos clínicos relacionam as doenças respiratórias, incluindo as sinusopatias, à poluição ambiental (Andrae, S., 1988).
Tabagismo: fator predisponente a doenças respiratórias.
Super-antígenos bacterianos: segundo alguns autores, certos antígenos bacterianos, denominados
super-antígenos,
particularmente
encontrados
no