sinusite
Sinusite é uma inflamação aguda ou crônica da mucosa que reveste as paredes de um ou vários seios paranasais.
O que são seios paranasais?
São cavidades dos ossos do rosto e da base do crânio que estão em comunicação com as fossas nasais através de canais estreitos. Os seios pranasais são bilaterais e recebem este nome do osso onde estão encavados: frontais, maxilares, etmoidais e esfenoidais, os frontais e os maxilares são afetados com maior frequência pela doença.
A que se deve a sinusite aguda?
À presença no seio paranasal de um micróbio que provoca a inflamação da mucosa que reveste seu interior. A causa da infecção pode ser um processo infeccioso localizado inicialmente nas fossas nasais, ou cáries dentárias dos primeiros premolares superiores; está última causa só afeta os seios maxilares, em contato com as raízes dos premolares.
Existe fatores que favoreçam o aparecimento da sinusite?
Sim, principalmente a obstrução do conduto que liga as fossas nasais aos seios, o que determina a drenagem insuficiente destes e o estancamento, em seu interior, da secreção da mucosa, terreno propício para o desenvolvimento dos micróbios; a obstrução pode ser congênita ou produzir-se por mudanças bruscas da pressão (nos aviadores, nadadores, etc.), por inflamação ou alergia. As frequentes rinites, às vezes condicionais por fatores de irritação ( como o fumo e o pó ) produzem um aumento da espessura mucosa nasal que dificulta o fluxo dos seios paranasais e favorece a sinusite.
Quais os seus sintomas?
O sintoma mais típico é uma dor intensa que se localiza na órbita ocular – o ângulo interno do olho – ou na testa e que costuma ser acompanhada de febre, dor de cabeça difusa e inchaço do rosto. Também pode haver obstrução nasal e perda do sentido do olfato. Pelo nariz se secreta um líquido muco purulento, de cor amarela, que exala mau cheiro.
O que é sinusite crônica?
É um estado de inflamação permanente de um ou vários seios paranasais. Esta