Sintese
Aluna: Euzenir Teles de Menezes
Síntese: Metodologia da Pesquisa / Didática
Cuiabá
2015
1. Metodologia da Pesquisa / didática
A Metodologia da Pesquisa Didática faz uma analise da trajetória institucional dos aspectos do ensino da Didática, das metodologias específicas e das disciplinas de conteúdos aplicados no decorrer do curso.
Mostrando que desde a década do século XX, as pesquisas educacionais apontavam a manifestação de uma crise de paradigmas que emergia como resultado das tensões históricas e dos choques entre concepções tradicionais, o que contribuiu, seguramente, para abalar toda a estrutura do atual edifício da educação escolar. Já nos anos 80, os educadores também identificaram a existência de uma crise no campo da ‘arte de ensinar’. Foi exatamente esse motivo que justificou a organização do Seminário “Didática em questão”,
Como se pode notar pensar as questões que envolvem a didática parece não ser uma tarefa tão simples como, a princípio, se poderia imaginar. Ora, se a Didática está a exigir o alargamento das tradicionais fronteiras que lhe conferiam identidade e lhe asseguravam status de arte ou ciência de ensinar, não há dúvida, hoje, da necessidade de reavaliar e repensar, com humildade epistemológica, porém com certa dose de ousadia, todo esse edifício que, durante séculos, arrogou para si o direito quase exclusivo de responsabilizar-se pelo processo ensino-aprendizagem.
Tanto isso é verdade que ainda está muito presente, no imaginário e no discurso da maioria das pessoas, para ser um bom acadêmico, não basta ter conhecimento numa determinada área de atuação; é preciso, antes de tudo, ter uma boa didática. Também fazem parte dessas representações pedagógicas às ideias da existência de uma Didática Geral e de uma Didática Especial, ou específica, como preferem alguns.
O paradigma que se vem apoiando nos pressupostos didático-metodológicos para dar conta do processo ensino aprendizagem parece