Sintese
CIÊNCIAS SOCIAIS- - LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA – 1° ANO
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
SÍNTESE: PARA UMA HISTÓRIA DA ESCOLA PÚBLICA NO PARANÁ Acadêmica: Áurea Maria
Paranaguá
2014
A periodização da história da educação brasileira baseou-se sempre pela política e economia do país tomando-se como referência a educação do período colonial, Imperial e na República, pelas e pelo critério de determinação econômica do mercado interno, marcado pelos períodos agrário exportador dependente, nacional desenvolvimentista de industrialização em detrimento de importações e substituição da internacionalização como pode-se verificar na obra de Maria Luiza Santos Ribeiro (1998) com o título “A História da Educação Brasileira: a organização escolar” e Otaíza de Oliveira Romanelli( 1978), “ História da Educação no Brasil ( 1930-1973)l” ( 1978) onde o conceito de educação para o desenvolvimento é citado como vinculado ao desenvolvimento econômico do país. Ou seja, baseado em critérios externos ao objeto de estudo.
Num segundo momento passou-se então a organizar os fatos históricos da educação em fatos internos ,o que ainda permanece, tomando-se o início da história da educação brasileira a chegada dos Jesuítas no Brasil em 1549 que fundamenta a nossa de educação religiosa.
Em 1759 iniciou-se o Pombalismo marcado pela expulsão dos jesuítas pelo Marquês de Pombal e marcando como a primeira versão da escola pública Estatal substituindo a escola religiosa pela laicidade do iluminismo. Nesta versão o Estado era responsável apenas pelos proventos dos professores.
Em 1834 através do Ato Adicional colocou-se as escolas primárias e secundárias sob a responsabilidade das províncias. Durante o século XIX o poder público normatizou por vias legais os mecanismos de criação, organização e funcionamento de escola passando a ser reconhecida