Sintese reflexiva
Essa história conta sobre a angustia do rito de passagem e o aprendizado do crescimento, é um belo exercício de respeito a pluralidade cultural e ao amadurecimento. Podemos destacar atitudes solidárias em detrimento ao preconceito, através da personagem é possível ter uma visão da cultura africana, permitindo assim, repensar também a cultura brasileira.
Através da história, percebemos a valorização à diversidade cultural e dos afro-descendentes como um povo rico em conhecimento e valores, mostra que cada povo tem sua história, sua origem, seus costumes e que estes devem ser valorizados e cultivados, sem preconceitos.
Podemos inferir que Bintou somente se conformou que ela era criança e por isso usava birotes porque sua avó com muita paciência e amorosidade explicou o motivo pelo qual crianças deveriam usar birotes, o que proporcionou um significado na vida da menina, que consequentemente se sentiu mais valorizada.
Relacionando a historia com o dia a dia em sala de aula, observaremos que provavelmente haverá em nossas escolas alunos com várias características. Essa diversidade é importante, pois é convivendo com ela desde bem cedo que as crianças aprendem a respeitá-la, a criança precisa vivenciar a diversidade e se colocar no lugar do outro, as crianças pequenas copiam o comportamento dos adultos, por isso é importante conscientizar os pais, para que reflitam sobre suas atitudes diante dos filhos, visto que não adianta trabalhar a valorização das diferenças na escola, se a família for preconceituosa.
Crianças da Educação Infantil não