sintese - Grupo Social
Categorias socialmente importantes
”Uma categoria social é uma pluralidade de pessoas que são consideradas como uma unidade social pelo fato de serem efetivamente semelhantes em um ou mais aspectos”(Fichter, 1973:85).
Todas as sociedades, os sensos nacionais permitem obter um quadro geral das características da população . Esses dados permitem caracterizar o nível de vida da população, através de combinações de diversos itens, juntamente com as comparações das estatísticas de vários anos, e salientar tendências e mudanças.
Em relação aos aspectos semelhantes entre as pessoas, só nos interessa aqueles que tem significações sociológicas, e mesmo estes variam de acordo com o objetivo do estudo.
Ex: Si quisermos analisar os padrões de comportamento religiosos, a classificação abrangeriam as categorias de crentes, ateus, cristãos, judeus, budistas e outros; homens, mulheres, jovens, adultos e idosos.
As principais categorias estudadas pela sociologia são as que implicam valores sociais embora estes variem nas sociedades, alguns constituem determinantes quase universais de status e, portanto, servem de base para a classificação das categorias sociais significativas.
Parentesco: Reúne as pessoas em função da sua procedência familiar ou étnica. A primeira grande distinção seria a separação entre nobres e plebeus. Outra distinção que pode ser observada relaciona-se com os nativos e os estrangeiro;
Riqueza: A posse de bens ou a sua ausência, pode indicar diferentes camadas sociais de uma sociedade. A classificação baseada na riqueza a grupos de indivíduos e determinada categoria, por exemplo: Rico, Pobre, Remediado;
Ocupação: Relaciona-se com os diversos tipos de atividade e profissões, e sua valorização. Exemplo: Professores, funcionários públicos, agrônomos, pedreiros e etc. Nos países socialistas, a classificação pela ocupação ocupa grande importância;
Educação: distingue em analfabeto de alfabetizado. Baseando-se neste item,temos ainda as