OPINIAO
Concepção de opinião pública.
O poder da mídia na formação da opinião pública.
Importãncia da opinião pública .
O setimento coletivo de justiça.
A opinião pública sobre as instituições jurídicas.
CONCEPÇÃO DE OPINIÃO PÚBLICA
Podemos afimar que opinião pública é o pensamento do grupo sobre uma determinada pessoa .Eo juízo coletivo adotado por um grupo.
Esse pensamento coletivo a que nos referimos não é a soma de todas as opiniões particulares, nem sua síntese, mas sim o resultado mais ou menos estabilizado dos processos sociais gerais.Ocorre com a opinião pública algo semelhante ao que ocorre entre a sociedade e o individuo. Para Tarde, a sociedade não passa de mera soma de consciências individuais, e, como soma, as parcelas e o resultado têm de ser da mesma natureza, já que só se podem somar quantidades homogêneas. A sociedade seria, pois, uma natureza de ordem psicológica, como os elementos de que se compõe.
Embora a ideia de síntese não deixa de ser verdadeira, torna-se falha quando levada a exageros.Na quinica, a realização da síntese anula e faz desaparecerem os elementos componentes. Exemplo: na formação da água (H2O), o oxigênio e o hidrogênio deixam de existir como substâncias isoladas a partir do momento da síntese, para darem lugar á água.
Ora, isso não ocorre na síntese social. Os indivíduos formadores da sociedade não desaparecem, apenas fomam uma realidade nova- o Coletivo.Salvo hipóteses excepcionais de manifestação coletiva, o coletivo, no comum das circunstâncias, não anula a vida individual, que em muitos casos se conserva tão independente que pode assumir figuras variadas do antissocial, como no caso do delinquente, do gênio, do revolucionário etc.
Isso evidencia, portanto, que o coletivo não é a soma dos indivíduos nem é a síntese de todos: é um novo produto,uma nova realidade, um modo de ser adjetivo derivado da vida individual, resutado mais ou menos estabilizado dos processos sociais.
Tudo que ficou exposto