sintese FUNDAMENTOS DA PSICOPEDAGOGIA
FUNDAMENTOS DA PSICOPEDAGOGIA
Os primeiros esboços de Psicopedagogia aconteceram na França mais ou menos nos séculos XIX e XX com contribuições da Medicina, Psicologia e Psicanálise, para ação terapêutica em crianças que tinham lentidão ou dificuldades para aprender. Os estudos franceses influenciaram a iniciação psicopedagógica na Argentina e esta no Brasil.
A atuação psicopedagogia como a sua eficiência e eficácia em determinadas situações perpassa pela interdisciplinaridade de vários conhecimentos. A práxis pedagógica apresenta propostas educacionais que convidam a criança a participar ativamente de uma mudança qualitativa no ensinar e no aprender. É a área do conhecimento que estuda a aprendizagem humana, objetivando facilitar o processo de aprendizagem não apenas no ambiente escolar, mas em todos os âmbitos: cognitivo, afetivo, social durante toda vida.
O especialista em psicopedagogia pode atuar tanto em nível clinico quanto institucional, pois ele se propõe compreender e atuar nos vínculos presentes entre o ato de ensinar e a ação de aprender, assim como nas possíveis barreiras que impedem seu fluir harmonioso.
A psicopedagogia como fator de inclusão social
As sociedades têm, ao logo da história, utilizado de recursos punitivos para pessoas que “ousam” ou são diferentes. Ser portador de deficiência nunca foi fácil. Não se aceita o diferente e suas diferenças. A humanidade tem toda uma historia para comprovar como os caminhos das pessoas com deficiência tem sido repletos de obstáculos ,risco e limitações.O que observamos é o quanto tem sido difícil a sobrevivência do ser,seu desenvolvimento e sua convivência.
A evolução da concepção de deficiência já sofreu alguma evolução, entretanto vivenciamos, ainda, uma fase assistencialista. Nessa etapa a pessoa é vista como aquela que precisa de ajuda. Há nesse sentido, as pessoas que se dedicam a esse atendimento, fazendo o de forma caritativa, negando que o ser diferente deve ser incluído, aceito com