SINTESE FACULDADE
Curso: Administração – 1ª Fase
Matéria: Comportamento Organizacional
Professor: Jeferson Roger Santos
Alunos: Ana Lúcia Alexandre Alves - RA: 2486727675
Bruno Augusto Pedroso - RA: 2492754642
José Carlos Garcia Junior - RA: 2485725718
Luciana Sementkowski - RA: 1581972739
Tamires Pries Schulz - RA: 1598833898
Joinville, 03 de Março de 2015.
Conceito de Comportamento Organizacional: Síntese referente aos seis autores que formam o entendimento de comportamento organizacional para
Geraldo Caravantes – Caítulo 1 do PLT 111:
Mesmo no século XXI ainda encontramos formas arcaicas de ensino, às quais ainda tratam as pessoas como objetos formadores de opiniões iguais e com forma de fixação direcionada com igualdade a todas as pessoas. Ainda em épocas passadas alguns filósofos, matemáticos e entre outros, já buscavam pensamentos contemporâneos que por meio de estudos chegaram à conclusão de que cada indivíduo é diferente, e desta mesma forma diferenciada deverá ocorrer o processo de aprendizagem.
Abaixo serão colocados os pontos de vista de cada pensador, conforme as discussões feitas entre os alunos desta equipe em sala de aula.
Alfred Norht Whitehead
Defendia a ideia de que a educação tem que ser útil para se alcançar um objetivo de crescer, ganhar a vida, viver bem e contribuir para melhorar a sociedade. Colocava que o princípio da dúvida é fundamental ao desenvolvimento da ciência.
Howard Gardner
Defendia a teoria das inteligências múltiplas, as pessoas não são iguais, possuem mesmo tipo de mente, porém dependem dos valores e culturas adquiridas através das experiências. Os indivíduos dividem-se em sete grupos de inteligências:
1. Linguística;
2. Lógico – Matemática;
3. Musical
4. Corporal - Cenestésica;
5. Espacial;
6. Interpessoal;
7. Intrapessoal.
Em 1999 acrescentou mais três:
8. Naturalista
9. Espiritual
10.Existencial.
Paulo Freire
Sua ideia é a da conscientização ou consciência crítica, rejeita os métodos
tradicionais