SINTESE EMPREENDEDORISMO
1642 palavras
7 páginas
FACULDADE METROPOLITANA DE MARABÁCURSO DE FISIOTERAPIA
EMPREENDEDORISMO E EMPRESAS FAMILIARES: REFLEXÕES SOBRE A PESQUISA.
Autor:
Juliana Martins Cabral
MARABÁ - 2015
AUTORES
GEVERSON GRZESZCZESZYN
Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO professorgeverson@yahoo.com.br HILKA VIER MACHADO
Universidade Estadual de Maringá - UEM hilkavier@yahoo.com EMPREENDEDORISMO E EMPRESAS FAMILIARES: REFLEXÕES SOBRE A PESQUISA. Segundo os autores O empreendedorismo possui uma gama de temas associados aos seus estudos e um deles é o de empresas familiares onde as mesmas são propulsoras das economias de grande maioria dos países, inclusive do Brasil. No artigo os autores abordam empresa Familiar sendo possuidora do controle das ações nas mãos de uma família que por sua vez, mantém o controle da gestão ou de sua direção estratégica.
Segundo os autores Várias pesquisas já foram feitas com o intuito de entender e explicar o comportamento e o contexto de empreendedores e organizações, tanto em nível micro quanto em macro, observando o que contribui para a criação, sucesso, manutenção e fracasso dessas organizações. Os Autores citam Reed (1999, p. 62) "os estudiosos de organizações contemporâneos encontram-se numa posição histórica e num contexto social em que as ‘certezas’ ideológicas e os ‘remendos’ técnicos que outrora eram o suporte de sua ‘disciplina’ estão sendo questionados e aparentemente já começam a recuar no debate sobre a natureza da organização e quais os meios intelectuais mais adequados ao seu estudo.”
No ponto de vista dos autores: O empreendedorismo tem um enorme campo de pesquisa que o torna desafiador, sendo assim muito de seus aspectos precisa de conceituação, pois, o próprio empreendedorismo não dispõe de um conceito unificado para aqueles que o estudam. Contudo segundo o autor Davidsson (2004) “o fenômeno do empreendedorismo é verdadeiro, ele existe”. Mas há varias palavras sem consenso que rodeiam seu conceito.