sintese drenagem
INFRA ESTRUTURA URBANA
SINTESE:
DRENAGEM URBANA
Esta pesquisa é parte integrante do processo avaliativo parcial da disciplina de Infra estrutura Urbana, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Cuiabá. 8º Noturno.
Marcos Jhonny de Oliveira
Cuiabá –MT
04/2014
Drenagem Urbana
O sistema de drenagem é entendido como o conjunto da infraestrutura existente em uma cidade para realizar a coleta, o transporte e o lançamento final das águas superficiais. Incluindo ainda a hidrografia e os talvegues.
Sendo necessário, uma série de medidas que visam a minimizar os riscos a que estão expostas as populações, diminuindo os prejuízos causados pelas inundações e possibilitando o desenvolvimento urbano de forma harmônica, articulada e ambientalmente sustentável. As enchentes são um fenômeno natural do regime do rio. As inundações passam a ser um problema para o homem quando ele deixa de respeitar os limites naturais dos rios. As inundações urbanas podem ser: em áreas ribeirinhas; e devido à urbanização. Outro efeitos causado pela urbanização, são as enchentes. Tendo como principal causa, a ocupação desordenada do solo. Historicamente, a hidrologia urbana pode ser dividida em três fases distintas:
HIGIENISMO, PERÍODO DA RACIONALIZAÇÃO e PERÍODO CIENTÍFICO.
Ciclo Hidrológico
As águas na natureza circulam e se transformam no interior dos componentes do nosso planeta: a atmosfera, o solo e a hidrosfera.
Caracterização da bacia
Deve ser entendida como um conjunto de terras drenadas por um rio principal e seus afluentes. Outras variáveis que influenciam o comportamento das chuvas e da bacia são: cobertura vegetal, uso da terra. Essas características são completamente individualizadas para cada bacia, sendo necessário, portanto, o estudo de cada situação específica, de forma a se