sintese do texto
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
Abordagens qualitativas de pesquisa: a pesquisa etnográfica e o estudo de caso
Por:
Dougla Santos Silva
Ilhéus/BA
2014
A pesquisa qualitativa em educação: tem o ambiente natural como sua fonte de dados, os dados coletados são predominantemente descritos. Para que seja aplicada a abordagem etnográfica existem alguns critérios resumidos por Firestone e Dawson (1981): O problema é redescoberto no campo, o pesquisador deve realizar a maior parte do trabalho de campo pessoalmente, o trabalho em campo deve durar pelo menos um ano escolar, o pesquisador deve ter tido uma experiência com outros povos de outra cultura. Neste tipo de abordagem existem dois métodos de coleta de dados (observação direta e entrevista com os informantes), no relato apresenta grandes quantidades de dados primárias.
A pesquisa etnográfica é fundamentada em dois conjuntos de hipóteses a naturalista ecológica e qualitativo-fenomenológico.
Geralmente o pesquisador desenvolve a sua investigação com exploração, decisão e descoberta. Nesta abordagem parte do princípio que o pesquisador pode modificar seus problemas e hipóteses durante o processo de investigação. Com isto o papel do observador deve conter algumas características, precisa ser capaz de tolerar ambigüidade, trabalhar sob sua própria responsabilidade, demonstrar confiança, autodisciplina, empático, guardar informações confidenciais.
O estudo de caso é o estudo de um caso sempre e especifico, esta abordagem visa a descoberta mesmo partindo de uns pressuposto teóricos, enfatiza a interpretação em contexto analisando o contexto local, buscando retratar a realidade de forma mais fiel possível, utilizando varias fontes de informação, procura representar as diferenças e as vezes conflitantes pontos de vista numa sociedade social, utiliza uma linguagem em seus relatos mais acessível do que as outras