Arquivística - síntese de textos
Introdução:
Nas páginas seguintes estarão presentes as sínteses dos textos trabalhados em sala de aula, referentes à arquivística. Abordando desde seu objeto e objetivo a seus princípios, teoria, metodologia e prática.
Desenvolvimento:
Síntese do texto Arquivística – Objetos, princípios e rumos de H. L. Bellotto A arquivística apresenta características comuns a muitas disciplinas, porém não se enquadra perfeitamente na definição de nenhuma delas. Assim sendo, foi definida pelo Conselho Internacional de Arquivos como disciplina.
Mesmo podendo ser vista como ciência ou técnica, pois contém elementos para isso, a arquivística é conceituada como disciplina por apresentar também teoria, metodologia e prática relativa aos arquivos.
A teoria da arquivística é o corpo de idéia que os arquivistas têm sobre o quê é o material de arquivo. Sua metodologia é o conjunto de idéias que os arquivistas têm sobre como tratar o material de arquivos. A aplicação correta da metodologia surge do conhecimento da teoria, aliado ao conhecimento do material. E a prática é a aplicação das idéias teóricas e metodológicas às situações reais e concretas.
A arquivística tem como seu objeto intelectual a informação ou, melhor dizendo, os dados que possibilitam a informação. Mas também possui três objetos físicos, sendo eles o arquivo, o documento e o arquivo como entidade.
O objetivo da arquivística é dar acesso à informação. Não à informação em geral, mas à informação arquivística, de caráter jurídico e/ou administrativo. Tornando o acesso mais fácil e prático, melhora o funcionamento das atividades governamentais ou das empresas privadas e pessoas físicas.
A natureza da arquivística como área de conhecimento está limitada por seu objeto principal, o arquivo. E ser arquivista é compreender esta natureza, aprender a teoria e metodologia da arquivística e saber empregar os conhecimentos adquiridos e aplicá-los no desempenho das