Sintese de texto
(séculos XVI a XVIII)
O assunto que vamos comentar,são trechos de passagens do contexto
da colonização portuguesa,segundo Cynthia Greive Veiga.A autora fez
relatos de ações educacionais de religiosos e leigos no ínicio do século da estruturação da sociedade clonial.
Segundo Cynthia Greive :
A primeira coisa a considerar é existência de um número significativo de etnias indígenas portadoras de múltiplos costumes-o que inclui modos diferenciados de conceber a educação e a formação das gerações nas receptivas tradições, linguagens e rituais.
Aspectos fundamentais segundo Cynthia Greive :
Outro aspecto fundamental a considerar é o da transferência de nativos africanos escravizados para a Colônia a partir do final do século XVI.Os escravos pertenciam a diferentes etnias – cada uma com tradições linguísticas e culturais próprias,embora,ao chegarem,alguns grupos de africanos tenham sido separados de seus grupos étnicos de origem.
Características fundamentais segundo Cynthia Greive:
Outra caracterização importante para a análise da composição demográfica brasileira é a diminuta população de mulheres brancas.Diferentemente do que ocorreu na colonização espanhola,os portugueses não priorizaram a vinda de famílias,e os efeitos dessa postura logo se fariam sentir: mancebias,concubinatos,misturas etnias e filhos ilegítimos,daí os esforços das autoridades civis e eclesiáticas para a regularização dos casmentos.
Segundo Cynthia Greive:
Em que pese a pluralidade étnica e social,o imaginário temporal,espacial e cultural que prevaleceu foi o da continuidade portuguesa – o que incluiu a recusa a qualquer método educacional divergente da mentalidade pedagógica da metrópole.
E afirma:
Assim,é controverso afirmar que período colonial se caracterizou por uma educação brasileira.O modelo era lusitano e expressava