Sintese do Texto Marilena Chaui
A política é uma forma de organização que o homem desenvolveu para facilitar na convivência, pois a política é uma palavra pequena, porém com várias vertentes. Podemos então dizer que a política tanto serve para representar o Estado quanto aos cidadãos e que também serve para nós como regras ou normas de constituições.As pessoas sempre estão exercendo a política mesmo que queiram ficar imunes a estes atos. A política se tornou uma questão de inconveniência, pois os representantes agem de forma que beneficiem seus próprios egos e vontades, não exercendo o papel que realmente deveriam que é representar o povo.
De acordo com Marilena Chaui o paradoxo da política é muito mais complexo que pensemos, ela coloca que sempre vamos ter duas explicações ou mais para a política, onde envolve o povo (pessoas que tem ou não participação política), os profissionais da política (aqueles eleitos para representar o povo), o Estado que é uma peça fundamental para que a política exista. Um dos tópicos utilizados pela autora é que a política serve para a organização do Estado e quem toma as decisões do Estado são os profissionais políticos representando à sociedade, logo, a sociedade tem que aceitar as decisões tomadas pelos profissionais políticos, porque foi ela quem os colocou no poder. Outro tópico que ela expõe é a desconfiança gerada pela sociedade mediante os profissionais da política e também suas coligações, que por ora não pensam no bem comum apenas nos interesses próprios.
Os representantes têm poder perante o Estado para decidirem o que é melhor ou pior para a nação, mas essas decisões não podem ser tomadas apenas por um líder, é necessário uma discussão até chegarem há um consenso ou até mesmo uma votação entre eles para que isso ocorra.
Contudo o modo como a sociedade é representada e a forma como isso ocorre, é decorrente do nosso passado quando éramos regidos por reis e por oligarquias patriarcais, pois o rei não era eleito pelo povo, ele