Síntese do Texto "A Atitude Científica" de Marilena Chauí
Em “Atitude Científica” Marilena Chaui analisou os critérios que são usadas pelo senso comum e pela atitude científica nas concepções de fatos do mundo. A principal característica do texto resume-se à comparação do senso comum à atitude científica expressando um grande contraste, expresso pelas características de ambos. São elas:
A subjetividade (expressão de sentimentos e opiniões sujeitas à variações de pessoa para pessoa ou de grupo para grupo) para o senso comum. E a objetividade (caracterizada pela procura por estruturas universais para serem investigadas) para a atitude científica.
Avaliação qualitativa das coisas (realizada conforme os efeitos produzidos em órgãos de sentido) por parte do senso comum. Em contrapartida, a atitude científica usa a avaliação quantitativa (na busca por medidas, padrões e da avaliação de coisas aparentemente diferentes.
Agrupamento ou distinção conforme as coisas e os fatos pareçam semelhantes ou diferentes, como metodologia do senso comum. E a homogeneidade (busca por leis gerais que caracterizem fatos que parecem diferentes) como metodologia da atitude científica.
Individualização (cada coisa como algo distinta das outas) por parte do senso comum e a generalização (individualidade sob os mesmos critérios de avaliação, mostrando que possuem a mesma estrutura, mesmo que pareçam diferentes) por parte da atitude científica.
Generalização (uma só opinião) para o senso comum e diferenciação (distinção entre os que parecem iguais, desde que obedeçam a estruturas diferentes.) para a atitude científica.
Relações de causa e efeito para o senso comum. Em contrapartida, estabelecimento de apenas de relações causais para a atitude cientifica.
No senso comum há foco no que é tido como único, extraordinário, miraculoso. Já a atitude científica surpreende-se com a regularidade, constância e repetição.
O senso comum tende a ver a ciência como magia, por outro lado a atitude científica