Sinopse
Raça versus etnia: diferenciar para melhor aplicar
Diego Junior da Silva Santos*, Nathália Barbosa Palomares*, David Normando**,
Cátia Cardoso Abdo Quintão***
Resumo
Frequentemente, estudos que utilizam populações são questionados quanto à homogeneidade de suas amostras em relação à raça e etnia. Esses questionamentos procedem, pois a heterogeneidade amostral pode aumentar a variabilidade dos resultados e mascará-los. Esses dois conceitos (raça e etnia) são confundidos inúmeras vezes, mas existem diferenças sutis entre ambos: raça engloba características fenotípicas, como a cor da pele, e etnia também compreende fatores culturais, como a nacionalidade, afiliação tribal, religião, língua e as tradições de um determinado grupo. A despeito da ampla utilização do termo “raça”, cresce entre os geneticistas a definição de que raça é um conceito social, muito mais que científico.
Palavras-chave: Etnia e saúde. Distribuição por raça ou etnia. Grupos étnicos.
de um determinado estudo12. Na Ortodontia, a tentativa de identificar o grupo racial em uma amostra tenta controlar a variação inerente às características faciais específicas a determinados grupos raciais.
Este artigo tem como objetivo esclarecer:
(1) A diferença conceitual entre raça e etnia.
(2) As categorias raciais determinadas por alguns estudos.
INTRODUÇÃO
Embora a categorização de indivíduos em raça e etnia seja amplamente utilizada, tanto em diagnóstico quanto na pesquisa científica, seus significados são frequentemente confundidos ou mesmo desconhecidos no meio acadêmico.
O uso da raça como uma característica distintiva nas populações ou indivíduos que procuram por assistência médica é um costume bem aceito na área de saúde. Apesar da origem dessa prática refletir atitudes preconceituosas do passado, seu uso atual tem sido defendido como um meio útil de aprimoramento de diagnóstico e de esforços terapêuticos7.
A classificação de raça pode ser utilizada