Sinopse o quinze
Sinopse: O Quinze O livro O Quinze foi escrito por Rachel de Queiroz em 1930. Foi o primeiro e mais conhecido romance da escritora. Seu titulo se refere a uma grande seca que aconteceu no nordeste no séc. XX. O livro mostra uma historia de resistência e coragem enfrentada pelos nordestinos. 1915, sertão central do Ceará. Uma grande seca dizimou boa parte da população local. A jovem professora Conceição que trabalha em Fortaleza, passa as férias na fazenda de sua avó, Mãe Inácia, no município de Quixadá. Lá, ela convive com os problemas da seca, além de se envolver com seu primo, o fazendeiro Vicente. No município, também vive Chico Bento que trabalha como vaqueiro na fazenda de Dona Marocas. Ao receber uma ordem de se retirar do local, Chico negocia com Vicente sua pequena criação em troca de uma burra velha e uma quantia em dinheiro e parte com sua família rumo a Fortaleza à pé, em busca de uma passagem para o Amazonas, enfrentando as dificuldades do percurso.
Tema No livro O Quinze, seu principal tema é a seca no sertão nordestino. Rachel de Queiroz conseguiu transmitir em suas palavras toda a miséria do povo retirante e criou quadros desoladores descrevendo cenas terríveis da fome, do sofrimento e da grande seca.
Trecho que fala do efeito da seca, da escassez de água, sobre os animais:
“Reses magras, com grandes ossos agudos furando o couro das ancas, devoravam confiadamente os rebentões que a ponta dos terçados espalhava pelo chão.” (p.14)
Trecho que mostra a aguda seca e a falta de água:
“O próprio leito das lagoas vidrara-se em torrões de lama ressequida, cortada aqui e alem por alguma pacavira defunta que retorcia as