Sinopse THE CORPORATION
400 palavras
2 páginas
Sinopse – “The Corporation”Elaborada por: Danielle Bomfim Araujo
Autor (es)
Joel Bakan
Mark Achbar e Jennifer Abbott
Ano ou SD
2003
Título
The Corporation
Fonte (Livro, revista jornal)
The Corporation: The Pathological Pursuit of Profit and Power
Editor (a)
Free Press
Local
Canadá
Páginas
272
Sinopse Crítica
Tópicos
Conteúdo
Observações
Objetivo
A corporação, antes instituição insignificante, tornou-se dominante no mundo com a falta do poder público. O filme, baseado no livro de sucesso canadense, busca expor a natureza, impactos, desenvolvimento e futuro da corporação moderna. Uma instituição que cria riquezas, embora cause muito mal, monstros que devoram o máximo possível de lucros à custa de quem quer que seja. Após ser tida como pessoa jurídica e adquirir direitos de pessoas comuns, a grande questão abordada no filme é: Que tipo de pessoa é uma corporação?
Atualmente, algumas corporações ainda adotam políticas de conscientização, mas todas ainda buscam o lucro desenfreado.
Idéias principais
Corporação é uma forma de controle do negócio. Um grupo de pessoas trabalhando em busca de vários objetivos. O principal deles é obter grandes lucros para os donos do negócio. Passaram de grupos licenciados pelo Estado para uma determinada tarefa com regras estabelecidas (prestação de serviço para o bem público). A 14ª Emenda da Constituição dos Estados Unidos para negros recém - libertos foi o grande marco para a mudança das corporações. Se não poderia ser retirado de uma pessoa a vida, a liberdade ou a propriedade, desta forma, a corporação, então, era uma pessoa. O argumento foi aceito e a corporação passou a operar legalmente como pessoa jurídica. Pessoa imortal, especial, sem consciência moral. Têm por única preocupação os seus acionistas. Só pensa em faturar o máximo possível.
Há a contradição da corporação. Ao mesmo tempo em que é vista como membro construtivo da sociedade e constrói ou viabiliza bens e serviços úteis, sem negligenciar a