Sinopse literária
Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe.
Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.
O que esperar
Fala-se muito desse livro como sendo uma história de amor, mas na verdade ele acaba sendo uma história de superação de um dos personagens. Não vejo no livro o drama pelo qual tanta gente afirmou ter chorado litros, ou a carga emocional imensa que todos afirmavam que ele teria, trata-se apenas da possibilidade da morte por escolha e não há um grande amor como pano de fundo como muitos dizem por aí. No geral a escrita é leve e prazerosa, os personagens bem desenvolvidos, um tema que foge do lugar comum; Como eu era antes de você nos leva a questionar sobre como estamos aproveitando a nossa vida, o que realmente estamos construindo e quanto valor damos ou não a cada momento, pois de uma hora para outra tudo o que conhecemos como vida pode mudar totalmente e de forma irremediável. Recomendo o livro pelo prazer de uma boa leitura, mas certamente irá decepcionar quem está em busca de um romance açucarado e cheio olhares apaixonados e