Sinopse dos contos de Lima Barreto
- A nova Califórnia:
Chegou à pequena cidade de Tubiacanga um sujeito muito estranho, o qual só se sabia o nome, Raimundo Flamel, foi o que o agente de correio pode informar, pois assim era subscrita a correspondência que recebia. Fabricio, o pedreiro, voltou de um serviço na casa do tal moço e contou que vira objetos estranhos como balões de vidros, facas sem corte e copos como os de farmácia. Todos da vila ficaram curiosos para saber o que o novo habitante fazia, uns diziam que era um fabricante de moedas falsas, outros diziam que ele tinha um pacto com o tinhoso. O boticário Bastos concluiu que o estranho devia ser um grande químico. O sujeito, certo dia foi a farmácia onde Bastos trabalhava e contou-lhe que ele era realmente um químico e que tinha feito uma descoberta extraordinária.
- Congresso Pamplanetário: Em “Congresso Pamplanetário” escrito por Lima Barreto os planetas do sistema solar se reúnem na terra em um congresso. Entre os participantes estão os homens da Terra e os seres os rígidos, frios e com desejos de conquistar e dominar de Júpiter que, por ser um planeta bem desenvolvido, ao contrário dos outros do sistema solar, cria planos mirabolantes de dominação. O que acontecerá então com o nosso sistema solar após esse congresso?
- Agaricus Auditae:
Alexandre Ventura, tinha vinte e cinco anos bacharel em ciências físicas e naturais, tinha um cargo obtido por concurso onde teve direito a uma viajem para a Europa. De volta, por acaso, veio a morar de frente a um homem de idade, que vivia pelo jardim catando pedrinhas no chão. Curioso com os trajetos do homem, pôs-se a observa-lo. O que poderiam significar. O ancião tem uma filha Dona Nenê, o jovem botanista não teve dificuldade em obter sua mão, porém o Doutor nunca havia escrito uma memória, como o pai de Nenê queria que seu genro tivesse. Mas já não era suficiente ser Doutor para casar?
- Clara dos anjos:
- O único assassinato de Cazuza:
Hildegardo