Sinopse do filme: Questão de Honra
A cena inicial do filme retrata a morte do soldado Santiago, que ocorre na base naval americana de Guantánamo. Logo Após, segue-se com uma apresentação de soldados americanos, a quel demonstra claramente a ordem e rigidez que guia esta camada, o que ficará exposto também no decorrer do filme com as demonstrações de leadade aos códigos militares por parte dos mesmos. Em seguida o corpo de advogados da marinha, em Washington, nomeia o recém-formado e inexperiente Daniel Kaffee para defender os dois fuzileiros acusados da morte ocorrida na primeira cena. Daniel é o nomeado devido à fama que tem de fazer acordos práticos ao invés de ir ao tribunal solucionar seus casos. Porém, dessa vez, influenciado pela tenente-comandante Joanne Galloway – que desejava mais do que Kaffee ser a nomeada defensora do caso – desiste de acordos (embora já tivessem sido propostos pelo advogado de acusação) e junto da comandante e de seu ajudante tenente San Weeber vão a Cuba para apurar os fatos verdadeiros do caso.
Ficou constatado que Willian Santiago, antes de morrer, havia escrito muitas cartas pedindo para que fosse tranferido da base à qual servia, porém nunca fora ouvido. Até que escreveu que em troca da transferência daria informações sobre o caso de tiro na linha de defesa na noite de 2 de agosto (o soldado Dalson teria atirado sem motivos realmente visíveis), o que enfurece o coronel Jessep, reponsável pela base que teria sua já possível promoção de cargo prejudicada caso o ocorrido viesse à tona.
Em meio às investigações os três advogados descobrem que ao contrário do que alegava, o coronel Jessep teria dado um “Código Vermelho” aos fuzileiros Dalson e Downey, que seria uma espécie de punição extra-oficial e violenta ao comportamento de Santiago. Os dois soldados, movidos pela questão de lealdade e obediência ao superior acima de tudo, obedeceram o coronel e agrediram o companheiro, que acabou falecendo. Mas