SINOPSE DAS UNIDADES GEOLÓGICAS
Faculdade de Educação
Organização da Educação Brasileira II
Docente: Antonio Alberto S. M. de Freitas
Discente: CS
Resenha 2 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)
O presente texto consiste em breves considerações acerca da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), tendo como material de apoio a própria lei nº 9.394/96, o texto “Orientações Didáticas na Lei de Diretrizes e Bases” de Amélia Americano Domingues de Castro, reportagens sobre o que mudou na atualização da LDB e o “Guia Prático da Política Educacional no País”.
Amélia Americano Franco Domingues de Castro nasceu no Rio de Janeiro, em 27/12/1920. Tomou posse na Academia Paulista de Educação em 1984. Formou-se professora primária pelo Instituto de Educação "Caetano de Campos. Em 1941, formou-se Bacharel e licenciada em Geografia e História pela FFCL da USP. Em 1953, formou-se Bacharel e licenciada em Filosofia pela USP. Obteve o título de Doutor em Educação pela FFCL da USP, com a tese "Princípios do Método no Ensino da História". Dirigiu o Serviço de Orientação Pedagógica do Colégio de Aplicação da USP. De 1967 a 1974, foi conselheira do Conselho Estadual de Educação. De 1994 a 2000, foi conselheira do Conselho Municipal de Educação.
Principais trabalhos publicados: “Bases para uma Didática do Estudo”, “Piaget e a Didática - Ensaios, São Paulo, Saraiva, 1974”, "A trajetória histórica da Didática", Série Idéias n. 11, São Paulo, FDE, 1991; "Orientações Didáticas na Lei de Diretrizes e Bases", in Educação Básica, São Paulo, Pioneira, 2004.É o único caso de docente a receber o título de "Professor Emérito" pelas três Universidades estaduais paulistas: USP, UNESP e UNICAMP.
Um pouco da criação da LDB
A primeira LDB foi criada em 1961, também chamada de Lei de Darcy Ribeiro, consistiu em um marco educacional, uma vez que pela primeira vez na história do país, era sistematizada e proposta uma diretriz norteadora da educação. Uma nova