Administração na revolução Industrial
Objetivos
Explicar as principais contribuições á formação do conhecimento administrativo , desde a época das primeiras organizações até a Revolução Industruial. demonstra que muitas dessas contribuições continuam funcionando nas organizações da atualidade.
Introdução
A administração é praticada desde que existem os primeiros agrupamentos humanos. Essas expedições, tinham líderes, que eram os protótipos dos gerentes.
As teorias da administração , não muito mais recentes que as expedições dos caçadores. Os administradores do passado enfrentaram problemas práticos e precisam de técnicas para resolvê-los.
Muitas ideias e técnicas da atualidade tem raízes antigas, mas ideias e técnicas influenciados pelas circuntâncias de cada momento histórico . O estudante de administração da atualidade tem muito a aprender com essa história.
Revolução Urbana
A revolução agricola evoluiu para a revolução urbana, enquanto a àsia e a América estavam virtualmente na pré-história, surgiram as cidades e os estados, evoluiram nos séculos seguintes.
As primeiras organizações e seus administradores
O iraque, desenvoveram-se as cidades da revolução suméria.
A abundância de água levou os colonizadores da mesopotânia á colaboração para formar uma "sociedade de imigração", coube aqueles que exerciam as funções sacerdotais que se transformaram em centros de administração, travalhavam funcionários que faziam anotações no vasto arquivo, as placas registram o recebimento , armazenagem e desembolsa de produtos. São livros primitivos de contabilidade , que hoje podem se vistos nos museus e nas coleções das universsidades.
Os sacerdotes-reis usavam a agricultura para pagar os servidores do templo e financiar o comércio , os sumérios criaram a administração publica.
Egito
O egito foi unificado , dando origem a um reino , até o inicio da era cristã . A vida estavel baseado no ciclo de inundação, cultivo e seca, foi uma época de paz. A