Sindrome do duplo y
http://www.portalsaofrancisco.com.br/busca/search.php?chave=sindrome+super+macho http://saude.culturamix.com/doencas/sindrome-47 http://blog.ccbi.com.pt/blog/viaverde.php?blogid=39&archive=2009-11 http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAiSkAD/sindrome-poli-y http://especialid.blogspot.com/2009/11/sindrome-xyy.html http://duploy.blogspot.com/ http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_XYY
Introdução
As alterações cromossômicas são a causa da maioria de doenças genéticas responsáveis pelas más-formações congênitas, e um dos maiores grupos de doenças causadores de retardo mental, déficit estatural e ponderal, dismorfismos faciais, alterações disfuncionais do sistema nervoso, anomalias nas genitálias, órgãos, membros superiores e inferiores, anomalias no crescimento, e entre muitos outros problemas.
Uma dessas alterações cromossômicas é a aneuploidia.
As aneuploidias podem ser autossômicas ou sexuais, as autossômicas atingem do primeiro par de cromossomos até o vigésimo segundo, e as sexuais atingem o par de cromossomos que define o sexo, o vigésimo terceiro.
Uma aneuploidia sexual é a responsável pela síndrome do duplo Y.
Esta síndrome como se pode perceber através do seu cariótipo 47, XYY, acomete somente homens, que recebem um cromossomo Y a mais nas células.
Síndrome do duplo Y
Histórico
Esta síndrome foi descoberta no ano de 1961, por Sandberg nos EUA. O primeiro portador documentado foi um homem de 44 anos que não apresentava nenhum problema físico aparente. Tinha seis filhos, e o que chamou atenção foi o fato de duas filhas terem problemas congênitos, uma com síndrome de Down e a outra sem órgãos sexuais internos.
Os primeiros estudos, que foram realizados num manicômio na cidade de Edimburgo, capital da Escócia, publicados em 1965, por Patrícia Jacobs, revelaram que dentre 197 pessoas com Quociente Intelectual abaixo da média, sete eram portadores de duplo Y, e dentre 119 pessoas com problemas mentais, dois