Sindrome de down
RESUMO: O artigo apresenta como objetivo a investigação e reflexão do processo de inclusão dos alunos com Síndrome de Down, a influência da família e da sociedade e o papel do professor frente à Educação Inclusiva com foco no aluno. Justifica-se a pesquisa pelo princípio social e educativo que rege a educação inclusiva é que toda criança deve ser incluída na sociedade desde o seu nascimento e no aspecto pessoal do interesse em melhorar sua inclusão. Quando esse processo é feito ou quando as famílias conseguem realizá-lo de maneira natural à criança com Síndrome de Down possuirá mais recursos para ser inserida numa esfera maior da sociedade.
PALAVRAS- CHAVE: Síndrome de Down, Inclusão, família.
INTRODUÇÃO
Este estudo apresenta o tema: A inclusão de crianças com síndrome de Down e possui relevância pessoal, isto é, o aprimoramento intelectual do autor em sua jornada educativa e relevância social para ajudar pais e sociedade a melhorar o entendimento sobre os portadores da síndrome.
Justifica-se pelo princípio que rege a educação inclusiva que toda criança deve ser incluída na sociedade desde o seu nascimento e o primeiro passo deve ser um acolhimento genuíno da família, para facilitar sua inclusão escolar e social. Quando esse processo é feito ou quando as famílias conseguem realizá-lo de maneira natural à criança com Síndrome de Down (SD) estará com recursos internos mais adequados para ser incluída em novas situações sociais.
O problema levantado: É comum que o aluno com Síndrome de Down apresente uma deficiência intelectual, portanto se encontra em desvantagem em relação aos alunos considerados “normais”?
Como objetivo geral pretende investigar e refletir sobre o processo de inclusão dos alunos com Síndrome de Down.
Os objetivos específicos são os de considerar a influência da família e da sociedade na evolução do portador de Síndrome de Down identificando o papel do professor frente à Educação