Sindrome da imunodeficiêcia adquirida
Em 1981, o Centers For Diasese Control, registrou os primeiros casos de uma nova e fatal doença, a qual se tornou conhecia como Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA / AIDS).
É uma doença que ataca o sistema imunológico devido à destruição dos glóbulos brancos. Ela se manifesta após a infecção do organismo humano pelo HIV, ou vírus da Imunodeficiência Humana, também produzido da sigla em inglês.
Atualmente, a AIDS é considerada uma doença de perfil crônico. Ela não tem cura, mas tem tratamento, de maneira que a pessoa com a doença pode viver com o vírus HIV por um longo período, sem apresentar nenhum sintoma. Quanto mais cedo à presença do vírus for detectada, mais eficiente poderá ser o tratamento. Ao entrar no organismo humano, ele se instala nas células do sistema imunológico, responsáveis pela defesa do corpo. As células mais atingidas pelo HIV são os linfócitos CD4+ justamente que comandam a resposta especifica do corpo diante de agentes como vírus e bactérias.
Instalado dentro das células, o vírus consegue se multiplicar e se espalhar pela corrente sanguínea, contaminando outras células. Com a defesa do corpo prejudicada pelo Vírus, a pessoa infectada fica sujeita ao aparecimento de vários tipos de doença.
Causas:
O HIV pode ser transmitido pelo sangue, esperma e secreção vaginal, pelo leite materno, ou transfusão de sangue contaminado. O portador do HIV, mesmo sem apresentar os sintomas da AIDS, pode transmitir o vírus, por isso, a importância do uso do preservativo em todas as relações sexuais.
Sabendo disso, você pode conviver com uma pessoa portadora do HIV. Pode beijar abraçar, dar carinho e compartilhar do mesmo espaço físico sem ter medo de pegar o vírus.
Quanto mais respeito você der a quem vive com HIV/AIDS, melhor será a resposta ao tratamento, porque o convívio social é muito importante para o aumento da auto-estima das pessoas e, conseqüentemente, faz com que elas cuidem melhor da saúde.
Cuidado coma a AIDS: *