Sincronização do estro com cidr® reutilizado uma vez em fêmeas bovinas leiteiras criadas em clima tropical
555 palavras
3 páginas
SINCRONIZAÇÃO DO ESTRO COM CIDR® REUTILIZADO UMA VEZ EM FÊMEAS BOVINAS LEITEIRAS CRIADAS EM CLIMA TROPICAL(Estrus synchronization with CIDR® reused once in dairy cows in tropical climate)
Diego Diógenes Fernandes¹; Inti Campos Salles Rodrigues¹; Aglailson Silva Pinheiro¹; Marília Cabó Moura Faleiros¹; Luana Oliveira Leite¹; Maria Gorete Flores Salles²; Airton Alencar de Araújo³.
1Graduandos do curso de Medicina Veterinária- FAVET-UECE e ZOOTECNIA-UFC – Fortaleza-Ce. E-mails: diegodfernandes@hotmail.com inti.rodrigues@yahoo.com.br aglailsonsp@hotmail.com kairihime18@gmail.com lilacaboh@hotmail.com
2Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV-UECE); MV-LAP E-mail: mgfsalles@yahoo.com.br
6Professor Adjunto Faculdade de Veterinária da UECE. Campus do Itaperi, Avenida Paranjana, 1700, CEP: 60.740-903 – Fortaleza, CE, E-mail: aaalencar2002@yahoo.com.br
RESUMO: A inseminação artificial em tempo fixo (IATF) em bovinos, apresenta uma série de vantagens que incluem desde o manejo dos animais à otimização da mão-de-obra. Sua aplicabilidade baseia-se em combinações hormonais capazes de sincronizar o estro e a ovulação, permitindo que a inseminação artificial seja feita sem a observação da fêmea em estro. Entre os hormônios utilizados para esse fim, o dispositivo a base de progesterona, conhecido também como CIDR® (Realeasing Drug Internal Controlled) corresponde ao maior custo, muitas vezes inviabilizando sua utilização, o que justifica a busca por alternativas capazes de ajustar a relação custo/benefício dos protocolos de IATF, por meio da reutilização do CIDR®. O experimento foi realizado no Sítio Esperança do Lar Antônio de Pádua (LAP), propriedade situada no município de Pacatuba, região litorânea do Ceará, localizado a latitude de 3°53' 53,2'' Sul e longitude de 38°34' 34,2'' Oeste, e altitude de 64m em clima tropical. Foram utilizadas quatro fêmeas bovinas, com idade média de 3,5 anos, com escore de condição corporal (ECC)