Sinalização da celula
As células de um organismo pluricelular foram programadas para responder a um conjunto específico de sinais extracelulares produzidos por outras células. Esses sinais atuam em várias combinações para regular o comportamento celular. A sinalização celular requer, além das moléculas sinalizadoras extracelulares, um conjunto complementar de proteínas receptoras em cada célula que permita a ela responder de uma forma característica. As maiorias dos sinais medeiam uma forma de sinalização no qual são secretadas intermediários locais que são removidos rapidamente.
Sinalização Celular
O registro fóssil sugere que sofisticados organismos unicelulares semelhantes às bactérias atuais estavam presentes na Terra há três e meio bilhões de anos, mas aparentemente foram necessários mais dois e meio bilhões de anos para que surgissem os primeiros organismos multicelulares.
Por que a multicelularidade evoluiu tão lentamente?
Embora a resposta não seja conhecida, parece estar relacionada com a necessidade de um organismo multicelular de elaborar mecanismos de sinalização que permitam às células se comunicarem umas com as outras, de forma a coordenar seu comportamento em benefício do organismo como um todo.
Sinais intercelulares, interpretados por uma maquinaria complexa da célula que responde a eles, leva cada célula a determinar sua posição e função especializada no organismo e garantir, por exemplo, que cada célula somente se divida quando as células vizinhas lhe ordenarem. A importancia de tais "controles sociais", na divisão celular, torna-se evidente quando esses controles falham, resultando em câncer, o qual geralmente mata o organismo multicelular.