sinalização celular
É Integrante de um Complexo sistema de comunicação que rege as atividades e funções celulares, podendo ocorrer a interação direta entre células ou pode resultar da liberação de moléculas sinalizadoras.
1.1 Tipos de Sinalização Celular
A Sinalização Celular direta tem grande importância no desempenho das funções, nas inter-relações celulares tanto na vida embrionária, como vida adulta nos diferentes tipos de células.
Existem três tipos de sinalização celular resultante da liberação de moléculas sinalizadoras podendo ser classificadas com base na distância em que essas moléculas iram atuar, sendo elas: Sinalização Endócrina, Sinalização Parácrina (sináptica) e Sinalização Autócrina.
1.2 Sinalização Endócrina
Ocorre entre células distantes, transportadas através da corrente sanguínea agindo nos órgãos-alvo, um exemplo dessas moléculas sinalizadoras são os hormônios.
1.3 Sinalização Parácrina (Sináptica)
Ocorre entre células próximas, agindo nas células-alvo, um exemplo dessas moléculas sinalizadoras são os neurônios.
1.4 Sinalizações Autócrina
Esta sinalização ocorre entre a própria célula, dessa forma as moléculas sinalizadoras são as próprias células-alvo.
Imagem 1 - Exemplo dos tipos de sinalização dependendo da distância entre ligante secretado e receptor Fonte: HTTP://www.ebah.com.br/content/ABAAAAM_MAG/sinalizacao-celular
1.5 Evolução
Aptidão na modificação ambiental que os organismos vivos possuem, articulando seu processo metabólico e biosintético, que depende de alguns sistemas de prioridade, a fim de desenvolver sua historia evolutiva. A sinalização celular basicamente química evolui em alguns tipos de organismo, com estruturas complexas permitindo perceber partículas de radiação, preservadas pela evolução tem grande importância em seres unicelulares ou multicelulares. Sendo indiscutível o destaque de um sistema de comunicação que promove completa integração entre as