GESTÃO ESCOLAR: UM ESTUDO NO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
GESTÃO ESCOLAR: UM ESTUDO NO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CONTINUADA PROFESSORA HELOISA LACERDA (CESEC)
fa2
Poços de Caldas
2013
LISTA DE GRÁFICOS
LISTA DE SIGLAS
CESEC Centro Estadual de Educação Continuada Professora Heloisa Lacerda.
CESU Centro de Estudos Supletivo.
ENEM Exame Nacional do Ensino Médio.
PROUNI Programa Universidade para todos.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Antigamente a Gestão escolar era vista como Administração Escolar, sua nomenclatura foi alterada, não somente na denominação em si, mas também nas concepções teóricas relacionadas a essa atividade.
Um marco na história das escolas foi a Constituição Federal de 1988 que institucionalizou a “Gestão Democrática do Ensino Público, foi segurada como o princípio da educação pública”. A partir de então, a organização escolar ganha um novo perfil, embasados agora nos princípios de gestão e não somente da administração.
A escola passa a ter uma nova função social, assumindo distintas configurações na política educacional e com isso suas atividades e obrigações mudaram como Vieira (2005) destaca:
A elaboração e a execução de uma proposta pedagógica são as primeiras e as principais das atribuições da escola. A proposta pedagógica é, com efeito, o norte da escola definindo caminhos e rumos que uma determinada comunidade busca para si e para aquelas ao redor;
A escola tem como tarefa específica a gestão de seu pessoal, de seus recursos materiais e financeiros;
Acima de tudo a escola é responsável por zelar pelo ensino e a aprendizagem, que é a sua razão de ser;
Uma importante dimensão da gestão escolar é a relação com a comunidade (Atr. 12 da LDB).
A gestão escolar é um aspecto importante na tomada de decisões das escolas, pois ela dá autonomia para que a escola modifique algo necessário, de