Sinalização celular
Curso de Graduação em Enfermagem.
Prof. José Cezário de Almeida / Professor Adjunto.
Doutor em Ciências Biológicas / Área Microbiologia.
Pós-Doutor em Ciências / Universidade de São Paulo/ USP.
Universidade Federal de Campina Grande.
Campus de Cajazeiras.
2014.
Sinalização Celular
Grupo:
Mário Hélio Antunes Pamplona;
Poliana Carla de Araújo;
Wagner Maciel Sarmento;
Sabrina Soares;
1° Período de Enfermagem
Trabalho sobre sinalização celular, para disciplina de Biologia Celular, o mesmo valendo como nota para a 2ª Avaliação do Período.
Grupo:
Mário Hélio Antunes Pamplona;
Poliana Carla de Araújo;
Wagner Maciel Sarmento;
Sabrina Soares;
1° Período de Enfermagem.
Cajazeiras-2014.
Sinalização Celular:
Sinais intercelulares, interpretados por uma maquinaria complexa da célula que responde a eles, leva cada célula a determinar sua posição e função especializada no organismo e garantir, por exemplo, que cada célula somente se divida quando as células vizinhas lhe ordenarem. A importancia de tais "controles sociais", na divisão celular, torna-se evidente quando esses controles falham, resultando em câncer, o qual geralmente mata o organismo multicelular.
À medida que mais técnicas sensíveis e apuradas tornaram-se disponíveis para o estudo das células e dos mecanismos que as mesmas utilizam para comunicarem-se umas com as outras, as características intrincadas dos processos de sinalização utilizados pelos eucariotos superiores estão lentamente sendo desvendadas.
Uma célula animal possui um sistema complexo de proteínas que lhe permite responder aos sinais enviados por outras células. Esse sistema inclui receptores protéicos de superffcie celular e intracelulares, proteinoquinases, fosfatases, proteínas ligadoras de GTP e muitas outras proteínas, com as quais essas proteínas-sinais interagem.
Moléculas Sinalizadoras Extracelulares São Reconhecidas por Receptores Específicos Localizados