Sinalizaçaõ e bloqueio
A sistemática de Bloqueio e Sinalização é uma ferramenta auxiliar, bastante eficaz na gestão de risco. O seu método de aplicação, visa a identificação de possíveis liberações abruptas e ou inesperadas de ações relativas à manifestação de energia, objetivando a prevenção de incidentes e acidentes, por consequência.
Tratar o “Bloqueio e Sinalização” de forma incorreta ou parcial, não implica em eficácia desta ferramenta, podendo inclusive potencializar os riscos. Através da visão de um processo de gestão de risco, colocamos a importância da aplicação correta e integral desta ferramenta, que possibilita trabalhos com isolamento de energia.
Apresentação
A discussão e reflexão sobre os acidentes ocorridos durante a realização de serviços de manutenção de máquinas e equipamentos taís como:
• CHOQUES ELÉTRICOS • CONTATO COM PARTES MÓVEIS • VAZAMENTOS DE PRODUTOS PERIGOSOS • INESPERADA ENERGIZAÇÃO OU LIGAÇÃO • FUGA DAS “ENERGIAS REMANESCENTES”
Orientou o trabalho para possibilitar uma maior compreensão da sistemática de bloqueio e sinalização, inserindo-o num contexto de Gerenciamento de Risco, com real aplicabilidade e efetividade; não permitindo que este seja introduzido erroneamente, como um programa acessório, mas sim como condição de trabalho.
Introdução
Na gestão, identificação e comunicação do risco dentro do processo produtivo, identificam-se vários pontos em que esse controle requer a adoção de técnicas adicionais. Deve-se buscar nelas, maiores especificidades para se obter o domínio e ou eliminação destes riscos. Em especial o “Bloqueio e Sinalização” pode ser um poderoso aliado dentro desta perspectiva. Neste trabalho, serão abordados aspectos diversos ao Gerenciamento do Risco e em especial ao programa de “Bloqueio e Etiquetagem”.
O “Bloqueio e Etiquetagem” é aplicado com o objetivo de eliminar todas as formas de energia presentes, durante os trabalhos que ocorrem fora do regime dito normal de operação;