NR 10 Bloqueio
Julio César Agrícola Costa da Silveira (I)
Robson Guilherme Ferreira (II)
Jackson Duarte Coelho (III)
Resumo
O trabalho a ser apresentado tem como objetivo garantir que toda e qualquer atividade de manutenção, reparos, testes, modificações, ajustes etc., em máquina e ou equipamento seja feito com o máximo de segurança com relação às fontes de energia, tanto de natureza elétrica, hidráulica, pneumática, térmica ou radioativa. Para que seja eliminado todo e qualquer tipo de risco de acidente, evitando que haja um religamento indevido das chaves elétricas ou aberturas de válvulas.
Como a redução de custo nos dias de hoje é um assunto muito discutido e em todas as empresas dos mais diversos ramos, o trabalho também visa uma redução no tempo gasto com a atividade de bloqueio durante as manutenções planejadas e um aumento de disponibilidade maior do equipamento.
1. Descrição da empresa
CMI Brasil Serviços de Manutenção de Equipamentos Indústrias LTDA.
2. Descrição do Setor Responsável
Setor de Engenharia, responsável por implementar toda e qualquer melhoria na empresa, inclusive todos os itens da “NR10” e pela implementação do sistema de bloqueio conforme a o item 10.5 da Norma Regulamentadora (NR 10).
3. Ferramentas Utilizadas no Sistema de Bloqueio Durante as Preventivas
Para que possamos realizar as atividades de bloqueio como o máximo de segurança para todos os nossos colaboradores, sem que isso tenha um impacto muito grande no tempo de duração das preventivas e durante uma atividade de emergência foi criadas algumas ferramentas para facilitar o trabalho. 3.1 Reunião de Esboço
Onde são discutidas todas as atividades a serem realizadas durante a preventiva, tanto da natureza elétrica, mecânica, operacional, instrumentação ou a instalação de novos equipamentos.
Julio César Agrícola Costa da Silveira (I), Tecnólogo em Automação Industrial,
CMI Brasil Serviços,técnico de