Sinais Vitais
1.1- Oque é?
A temperatura é a medida do calor do corpo: é o equilíbrio entre o calor produzido e o calor perdido.
1.2- Regiões de verificação da temperatura corporal.
Temperatura axilar (na axila), temperatura inguinal, temperatura bucal (na boca) e temperatura retal (no ânus).
1.3- Tipos de febre
Intermitente: Picos de febre espaçados com níveis de temperatura usual. A temperatura volta ao valor aceitável pelo menos uma vez em 24 horas.
Remitente: Picos de febre e diminuição sem retorno aos níveis de temperatura normais.
Recorrente: Períodos de episódios febris espaçados por valores de temperatura aceitável. Os episódios febris e os períodos de normalidade podem durar mais de 24 horas.
Constante: Continuamente superior a 38ºC, que pode sofrer pouca flutuação.
1.4- Terminologias e seus respectivos valores
Hipotermia: É o resfriamento do corpo abaixo de 36ºC. Pode acontecer como consequência de uma infecção, de uma hemorragia, de uma diminuição da taxa de glicose no sangue ou ainda após exposição ao frio intenso ou queda em águas congeladas. Se não contornada com rapidez a hipotermia pode levar à morte.
Normotermia: É a temperatura normal do corpo humano,ou seja,36,5ºC a 37,2ºC.
Hipertermia: É o termo associado à elevação e/ou manutenção das temperaturas do corpo humano ou de outro organismo vivo a patamares capazes de comprometer, ou mesmo de colapsar, seus metabolismos. Acima de 37,5°C.
Afebril: Estado físico da pessoa; sem febre.36 a 37°C.
Febril: A neutropenia febril é definida pela presença de febre, com temperatura oral > 38,3°C (ou temperatura axilar maior que 37,8°C).
Febre ou Pirexia: A Febre ou pirexia, é um sintoma médico descrito como um aumento na temperatura corporal para níveis acima de 37,5 graus Celsius).
2- Pressão Arterial (PA)
2.1- Oque é?
A pressão arterial é a pressão exercida pelo sangue dentro dos vasos sanguíneos, com a força proveniente dos batimentos cardíacos.