sinais vitais
De acordo com a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente vermelho, os Primeiros Socorros são definidos como assistência médica imediata a uma pessoa ferida ou doente, até a chegada de um profissional.
Diversas situações podem precisar de um profissional ou um técnico que intenda basicamente do assunto. As situações mais comuns são atendimento em acidentes automobilísticos, atropelamentos, afogamentos, queimaduras, acidentes industriais, convulsões etc.
Todos os procedimentos de primeiros socorros deve começar com a avaliação das condições das vitimas. Sua avaliação é particularmente vital para fornecer a ajuda correta a vitima. Atitudes de coragem ou medo são reações compreensiva. Algumas pessoas mesmo sabendo não se manifestam, por medo de não saber o que fazer ou pânico.
O importante e avaliar o nível de consciência da vitima, usando um parâmetro simples chamado A.V.D.S
. Alerta
. Voz
. Dor
. Sem reposta
Em 1º lugar abordar a vitima independente se o estado é traumático ou clinico:
Alerta: se ao tocar a vitima o socorrista percebe reação espontânea concluímos que o cérebro esta sendo suprido de oxigênio.
Voz: é percebida quando a vitima não responde pelo nome.
Dor: não havendo nenhuma resposta á solicitação verbal estimularemos a Dor, pelo seguinte procedimento feche a mão e com a área da dobra dos dedos friccionar o esterno da vitima, que fica no meio do tórax, na junção das costelas, assim saberemos se ainda existe uma atividade neurológica funcional, significando a existência de oxigênio no cérebro.
Se não houver nenhum tipo de resposta, significa que a vitima esta no estagio de inconsciência, no qual o cérebro não recebe oxigênio e por falta deste não haverá estimulo muscular.
A circulação é avaliada através do pulso, onda de pressão que é sentida quando o coração, bombeia o sangue através das artérias indicando as condições cardíacas.
A circulação também