Sinais Vitais
CAMPUS I
CENTRO DE CIENCIAS SOCIAIS E APLICADAS
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
ÉRIKA GOMES CORREIA
SINAIS VITAIS: A FERRAMENTA PRIMORDIAL PARA A DIMINUIÇÃO DAS COMPLICAÇÕES CLÍNICAS NO ÂMBITO HOSPITALAR
CAMPINA GRANDE
2013
ÉRIKA GOMES CORREIA
SINAIS VITAIS: A FERRAMENTA PRIMORDIAL PARA A DIMINUIÇÃO DAS COMPLICAÇÕES CLÍNICAS NO ÂMBITO HOSPITALAR
Artigo Científico realizado a disciplina de Metodologia Científica, do Curso de Serviço Social, período 2013.2, da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB, essa será utilizada como subsídio de avaliação deste período.
Docente:
CAMPINA GRANDE
2013
RESUMO
Os sinais vitais são uns dos procedimentos mais realizados e mais necessários no âmbito hospitalar. Ele atribui valores ao estado clínico do paciente guiando os profissionais de saúde para realizar as medidas cabíveis necessárias.
Toda unidade de saúde possui procedimentos de maior complexidade, registros burocráticos, entre outros procedimentos característicos. Os sinais vitais tornam-se, muitas vezes uma ação banal, esquecida ou resumi-se apenas a uma Pressão Arterial (PA), sendo ignorado o pulso (P ou BC) respiração (R), temperatura (T) e a dor (D).
A Pressão Arterial é a resistência exercida pelas paredes das artérias ao fluxo sanguíneo ocasionada pela força de contração do coração, pode apresentar valores distintos devido às condições do ambiente, sexo, idade, patologias entre outras particularidades.
O Pulso, batimentos cardíacos ou freqüência respiratória, é a contração alternada de sangue contra uma artéria resultando na pulsação que pode ser sentida em varias pares do corpo, podendo apresentar variação na frequência, no volume, no ritmo e também pode ser alterado devido idade, sexo, patologias, medicações, entre outras.
A Respiração é o processo de trocas gasosas, oxigênio e gás carbônico entre o meio ambiente e nosso