Simulação e otimização
Questões sobre o artigo "Application of Factorial Designs for reducing factors in optimization via Discrete-Event Simulation".
1) Qual era o objetivo do trabalho?
2) O modelo discutido no artigo era determinístico. Por que os autores utilizaram simulação de eventos de discretos na avaliação do desempenho (lucro) do sistema?
3) O modelo de simulação discutido no artigo foi validado e verificado? Se sim, como?
4) Descreva resumidamente a estratégia usada pelos autores para reduzir o número original de experimentos necessários .
5) Os autores não descreveram quantas replicações do modelo foram feitas em cada rodada de simulação. É possível determinar esta informação? Explique.
6) Porque os autores julgaram "desnecessária" a etapa de otimização?
Respostas e comentários:
1) Mostrar com o Factorial Designs ajuda a otimização através de simulação para alcançar a solução ideal, reduzindo o número de fatores.
2)
3) Primeiramente um especialista avaliou os dados e considerou-os razoáveis, fazendo assim a validação face a face, e posteriormente foi feita a comparação com dados de modelos anteriores. A verificação foi feita à partir da utilização de valores constantes.
4)
De acordo com os autores é feito um “filtro” em cada simulação, com o objetivo de excluir os resultados que apresentarem menor impacto no resultado final. Sendo assim, eles conseguiram reduzir o número de experimentos de 29 para 25. 5) Conforme a Tabela 5 apresentada no texto, fica exposto que foram feitas 32 replicações. 6) Uma vez que o nível de fator de otimização e o nível de modelagem fatorial são iguais, os autores consideraram a etapa de otimização