Simulação de um Amplificador de Precisão
Eletrônica II
Aluno: Felipe Souza Teixeira
Belo Horizonte 03/2014
Resoluções:
1- Como o circuito é alimentado por uma fonte senoidal, logo deve ser feita uma análise da reação do circuito no semi ciclo positivo da tensão e no semi ciclo negativo, já que o circuito é composto por diodos que necessitam da polarização para conduzir ou cortar a corrente elétrica, e compostos também pelos amplificadores operacionais, que no caso são inversores, e, a tensão de entrada vai sofrer uma amplificação (caso não sature ou caso o ganho não seja 1) e uma inversão no sinal. Felipe = Resistor R3 = 6kΩ
2- Sinal senoidal de 10 volts pico a pico na entrada do Circuito.
3- Va:
Vb:
Vc:
Vd:
4- Va foi retirado diretamente da fonte, então é óbvio que o sinal de Va é o mesmo da fonte de tensão.
Vb é uma onda que recebeu uma retificação nos semi ciclos positivos da tensão, mas o semi ciclo negativo apresenta 0,7 V que é o valor de tensão de um diodo, não quer dizer que ele esteja conduzindo, apenas a queda que ela apresenta.
Vc é a onda retificada nos semi ciclos positivos, porém sem o acréscimo da queda sofrida no diodo, o que torna o circuito um retificador de precisão.
Vd é a onda retificada tanto no semi ciclo negativo como no semi ciclo positivo, porém retificada negativamente, graças à polaridade dos diodos D1 e D2.
5- Retirada do diodo D1.
6- A amplificação da tensão após o resistor R1 será a única a sofrer alterações no semi ciclo positivo da tensão de entrada, já que no semi ciclo negativo o diodo D1 já se comporta como um circuito aberto.
7- Va:
Vb:
Vc:
Vd:
8-
O circuito vai sofrer mudança apenas no semi ciclo positivo, já que no semi ciclo negativo o diodo D1 se comportava como um circuito aberto, a realimentação do amplificador será feita pelo resistor R2 e como o resistor de entrada R1 é igual à R2 o ganho do amplificador é 1, porém com a ausência do diodo