Simulação de motor eletrico
Marcos Roberto Mendes Departamento de Ciências Exatas – Universidade Tuiuti do Paraná Campus Barigui - Curitiba – PR – Brasil E-mail: mrmendes@onda.com.br
Resumo. O objetivo deste experimento é compreender o processo de Indução Magnética, Lei de Lenz, Lei de Faraday e o funcionamento do transformador.
Palavras chave: Transformadores
Introdução: O Transformador é um componente utilizado para converter o valor da tensão de uma corrente alternada. Seu princípio de funcionamento é explicado através das Leis de Faraday e Lenz. A Lei de Faraday da Indução Eletromagnética, afirma que quando um circuito é atravessado por uma corrente variável é produzido um campo magnético, e quando um circuito é atravessado por um campo magnético variável é gerada uma corrente elétrica nesse circuito[ 1 ]. A lei de Lenz afirma que a corrente induzida em um circuito aparece sempre com um sentido tal que o campo magnético que ela cria tende a contrariar a variação do fluxo magnético através da espira[ 2 ]. O transformador é basicamente constituído de dois circuitos independentes, geralmente espiras de fio de cobre ( enrolamento ), sendo conhecidos como Enrolamento Primário e Enrolamento Secundário, O enrolamento primário é percorrido por uma corrente alternada ( IP ). É então, gerado um campo magnético variável, conforme mostrado na figura 1.
Figura 1-Princípio de funcionamento do transformador[ 3 ]
O circuito secundário é atravessado pelo campo magnético variável gerado no circuito primário, então é produzida no circuito secundário uma corrente IS, que tem a mesma forma da corrente que atravessa o circuito primário, mas com tensão alterada, para mais ou para menos, de acordo com um fator de proporcionalidade,conforme equação 1.
[pic]
onde: Vs = tensão de saída- secundário (V) Vp= tensão de entrada - primáriopico (V) Ns = número de espiras do secundário Np =número de espiras do primário