simulation
Nesse capitulo será apresentado o software Radiowave Propagation Simulator (RPS) usado para realizar as simulações que tem como objetivo analisar e comprovar como funcionamento de uma ou mais femtocelulas instaladas em uma área indoor onde não há cobertura 3G, mostrando assim a eficiência dessa tecnologia na correção do problema de cobertura deficiente em prédios e outros locais.
Radiowave Propagation Simulator (RPS)
No mercado existe uma gama enorme de softwares que possibilitam planejar e otimizar redes de telefonia movel. Umas das opções é o Radio Wave Propagation Simulator(RPS), que foi escolhido por ter uma versão gratuita para estudantes e também por fazer simulações em ambientes indoor, que nesse caso é o objetivo desse trabalho.
O Radiowave Propagation Simulator (RPS) é um software de uma empresa da Alemanha chamada RadioPlan, comunmente usado para estudos de radio frequência (RF) em varias áreas dessa tecnologia tais como WLAN, WiMAX, Mesh, UMTS e CMDA2000, permitindo aos usuários gerar simulações em ambientes indoor e outdoor, e atraves dessas simulações observar e analisar os efeitos da penetração, reflexão, difração, polarização e configuração da antena. O conjunto de ferramentas do software são bastante confiáveis ultilizando algoritimos sofisticados para fornecer resultados satisfatórios ajudando os usuários na tarefa de estudar e otimizar redes de telefonia móvel e varias outras que usem tecnologia de radio frequência.
Simulaçoes
As simulações feitas a partir daqui vão tomar como situação problema um terreno de uma empresa fictícia com área igual a 1400m² onde a cobertura 3G é deficiente. O terreno citado é dividido em varias salas como mostram as figuras abaixo.
Visão 2D do local.
Visão 3D do Local.
Diagrama de cobertura abaixo mostra o local sem nenhuma femtocelula com isso podemos observar de acordo com o diagrama que o limiar de desvanecimento no ambiente alcançava o valor de -110dbm causando assim uma