simulado
RELATÓRIO
Após a análise e interpretação das Demonstrações Contábeis da empresa, relativas aos exercícios de x1, x2 e x3, apresenta-se as seguintes informações:
Situação Financeira
a) Endividamento: A empresa apresenta alto grau de endividamento, uma vez que os índices de Estrutura de Capitais se encontram acima dos índices alcançados por empresas que exercem o mesmo ramo de atividade. No período abrangido pela análise, a empresa não apresentou Capital Circulante Próprio, trabalhando com Capitais de Terceiros em proporções maiores que os Capitais Próprios, insuficientes para financiar o Ativo Permanente, revelando que a empresa encontra-se em mãos de terceiros. Houve Considerável melhora no grau de endividamento no exercício de x2 em relação ao de x1, que revelava tendências de breve recuperação. Mas em x3 a empresa deu uma estabilizada reduzindo em pequena proporção a participação de capitais de terceiros e aumentando também em pequena proporção os demais índices.
b) Liquidez: quanto à solvência, a empresa encontra-se também em situação desfavorável, pois não apresenta solidez financeira que garanta o cumprimento dos compromissos de curto e de longo prazo.
Situação Econômica
- Rentabilidade: a situação econômica no exercício de x2 foi melhor que no exercício de x1. Em x3 os índices de Rentabilidade encontram-se em dois indicadores acima dos índices-padrão de seus concorrentes. A boa rentabilidade alcançada em x2 certamente decorre do esforço efetuado pela empresa no sentido de reverter o alto grau de endividamento apresentado no exercício de x1. Em x3 houve redução nos índices de rentabilidade, certamente, em função da alteração na política de captação de recursos (Estrutura de Capitais) pela administração. A empresa fez o ativo girar mais em x3 do que em x1.
Situação Econômica e Financeira
Embora apresente, no exercício de x1, alto grau de endividamento e baixo grau de solvência, a empresa melhorou