Simulado Substantivos e Formação de Palavras
Assim como tantos brasileiros, também fui acordada, na manhã de domingo, com notícias da retomada do Complexo do Alemão. Diferentemente do que 1aconteceria há pouco menos de dez anos, porém, não foi pelo plantão do Jornal Nacional que tomei conhecimento dos fatos. Foi ao me conectar ao Twitter que soube do que estava acontecendo, por meio do perfil identificado como @vozdacomunidade. A Voz da Comunidade é o nome de um jornal produzido por 10 crianças e adolescentes com idades entre 10 e 17 anos. As operações de domingo no Complexo do Alemão foram acompanhadas, desde o início, por esses jovens aprendizes de repórteres, que tuitaram o que estava acontecendo do olho do furacão.
Às 7h58min (horário de Brasília), eles anunciaram: “O helicóptero acabou de chegar neste momento!!!. As postagens seguintes não deixaram margem para dúvidas: “Há muitos tiros neste momento”, “tiroteio intenso”, “acabou de chegar mais um blindado” e um com uma ênfase que não deixa dúvidas: 6“É GUERRA mesmo! Muitos tiros!”
5É esta a revolução das mídias: hoje, a classe C tem o mesmo percentual de acesso à 2internet que as classes A e B, e a maioria dos internautas — 70% — 25 acessa a rede da própria casa (pesquisa Ibope/Nielsen). 7Nem mesmo o idioma é barreira. Ainda sem 3interface em português, o 4Twitter conta com uma proporção esmagadora de brasileiros entre seus usuários: somos o segundo país com mais usuários na rede, segundo pesquisa da Sysomos (dez/2009). No dia da ocupação do Complexo do Alemão, o perfil @vozdacomunidade ganhou cerca de 20 mil novos seguidores.
A vontade de se manter bem informado é um dos motivos por trás do crescimento exponencial do Twitter. Mas, ao que tudo indica, o fenômeno das redes sociais se sustenta 8mesmo nas necessidades humanas de interagir e fazer sentido. Esses meninos, que, enquanto se protegiam dos tiroteios, nos informavam e interagiam conosco, tocaram em um ponto sensível da minha emoção: a certeza absoluta de que