Os pioneiros do desenho moderno
Dissemos já que os seus desenhos constituiram uma font de inspiração para a Art Nouveau.
Devido à sentise unica, na arte oriental das qualidades ornamentais e impressionistas, tanto os impressionistas como, no pólo oposto, os criadores da Art Nouveau podiam aproveitar os ensinamentos que as madeiras japonesas e a cerâmica chinesa tinham para lhes dar.
As curcas, raras e por isso mesmo significativas nas primeiras obras de Machkintosh, desapareceram completamente.
Todo o efeito é produzido por vertifcais e horizontais, por quadrados e retanfulos.
As grandes influencias de Mackintosh sao Voysey, Beardsley e Toorop.
O movimento Moderno
Durante os quinze anos que anteceram a Primeira Grande Guerra, os países que mais contribuíram para o progresso foram os Estados Unidos, a França, a Alemanha e a Áustria. De início coube à América o comando; mas não foi criado qualquer estilo que obtivesse aceitação geral.
A contribuição da França para o Movimento Moderno antes da guerra consiste unicamente na obra de dois arquitetos: Auguste Perret e Tony Garnier. Foram os primeiros a usar concreto no exterior e no interior do seus edifícios sem ocultar o material nem o seu caráter específico e sem o adaptar ao espírito de estilos antigos.
Garnier projetou uma cidade industrial, e seu aspecto mais interessante é o balanço do edifício administrativo que supõe uma compreensão das possibilidades do concreto armado ainda rara em 1904.
Os escritos de Frank Lloyd Wright são quase tão enganadores como os de Le Corbusier, mas no seu caso as realizações autenticamente precursoras dos primeiros anos são evidentes e facilmente documentáveis. Whight foi discípulo e continuador de um pioneiro.
O sentido de composição tridimensional de Wright atingiu a maturidade cerca de 1900. Janelas pequenas e