SIMULADO MED
LITERATURA:
1 - (Suman) - Qual das afirmações não corresponde à Carta de Caminha?
(A) Observação do índio como um ser disposto à catequização.
(B) Deslumbramento diante da exuberância da natureza tropical. (C) Mistura de ingenuidade e malícia na descrição dos índios e seus costumes.
(D) Composição sob forma de diário de bordo.
(E) Aproximações barrocas no tratamento literário e no lirismo das descrições.
3 - (Suman) - Sobre a Literatura Informativa, momento do descobrimento e inicio de colonização do Brasil, afirme:
A) A “Carta de Caminha”, sem intenções artísticas, produziu um panorama sobre a terra descoberta; a abundância de natureza, a terra fértil, a existência de produto e metal para extração – típico interesse do pensamento mercantil. Sobre os primitivos que aqui estavam Caminha revelou certo fascínio, tentando entende-los antropologicamente. A beleza das índias despertou encantos, mas pela nudez dos selvagens, logo, a carta revela um tom moralizante, convocando ao rei D.Manuel que enviasse campanhas jesuíticas para a conversão daqueles que “não tinham Deus”.
B) Jean de Léry, em suas duas viagens aos Brasil, foi aprisionado por índios tupinambás e levado até a tribo para servir de sacrifício em ritual antropofágico.
C) Jean de Léry acaba por criticar o ritual de canibalismo promovido pelos tupis, expondo o caráter desumano e inaceitável deste procedimento, comparando com os modos civilizados da Europa (inferiorizando o selvagem como um primitivo animalesco, diferente do europeu que se comporta socialmente de maneira exemplar).
D) Caminha descreveu com naturalidade a nudez das índias, compreendendo que esta postura é aceitável em sua cultura e por isso não carecem de intervenção do homem branco europeu em seus hábitos e religião, propondo deixar os indígenas livres para cultivarem seus hábitos e costumes e rituais.
E) Hans Standen, o alemão aventureiro, em sua segunda vinda ao Brasil, compôs sua obra por