SIMULADO ESAF ATA
Prof. Fernando Pestana
Texto para as questões de 1 a 3.
Alimentar a população crescente do nosso planeta é um dos desafios mais sérios que nossos líderes enfrentam hoje. Até 2050 é provável que a população da Terra chegue a 9 bilhões de pessoas.
Encontrar alimento para tanta gente não será fácil. A ciência não solucionará o problema por si só, é claro, mas evidentemente tem um papel-chave a desempenhar. Sem novas tecnologias, as futuras gerações passarão fome. É simples assim.
Para ajudar a identificar as novas tecnologias mais promissoras, os políticos precisam incentivar as pesquisas relacionadas aos alimentos criando um ambiente burocrático em que as melhores abordagens possam ser avaliadas com rapidez e eficácia. O problema é que tal regime não existe no Reino Unido ou na Europa. Essa situação é especialmente preocupante porque prejudica a adoção das tecnologias agrícolas mais promissoras, as colheitas geneticamente modificadas (GM). Atualmente, apenas uma colheita GM é cultivada comercialmente na
Europa — uma espécie de milho plantada principalmente na Espanha. A burocracia europeia bloqueou a adoção de todas as outras, apesar do fato de muitas oferecerem ricas recompensas ambientais e nutricionais, comparadas com o cultivo das variedades convencionais. (Fragmento de http://www.cartacapital.com.br/sustentabilidade/naoha-escolha-devemos-plantar-colheitas-gm-agora7613.html/view)
1- Com relação ao desenvolvimento das ideias do texto, assinale a opção correta.
a) A população só passará fome se a ciência não vier em seu auxílio, afinal, a ciência é autossuficiente para criar tecnologias e solucionar problemas, como o da fome. b) Por mais que a população cresça, o problema da fome será resolvido por meio da ciência, que terá apoio financeiro dos políticos.
c) Há mais de uma colheita GM cultivada comercialmente na Europa, por isso é uma solução já colocada em prática pelos países desenvolvidos.
d) A longo prazo, a população